Instituto Pensar - Negritude Socialista mostra fortalecimento da militância em Congresso

Negritude Socialista mostra fortalecimento da militância em Congresso

por: Igor Tarcízio 


O VII Congresso da Negritude Socialista Brasileira, em Brasília (Imagem: Socialismo Criativo)

Nesta quinta-feira (28), foi realizada o VII Congresso da Negritude Socialista Brasileira, reunião do segmento partidário Negritude Socialista Brasileira (NSB), que reafirmou o fortalecimento da militância negra e das medidas de proteção e suporte às comunidades étnicas do país.

Leia também: Congresso Nacional do PSB começa com ato pela democracia

O encontrou aconteceu durante os debates dos sete segmentos do partido no XV Congresso Constituinte da Autorreforma do PSB, que tem como objetivo debate as ações e planos que entrarão em vigor durante a proxima gestão dos grupos de militância.

O evento contou com a participação de delegados de todo o Brasil. A secretaria nacional da Negritude Brasileira, Valneide Nascimento, a deputada estadual, Cristina Almeida (PSB-AP), o vereador Silvio Humberto (PSB-RS), o ex-ministro de Igualdade Racial, Edson Santos; além de outras personalidades do movimento, também marcaram presença.

Durante a abertura das discurssões, Valneide reafirmou o pacto de união e luta dentro da militância negra socialista. "Em nosso sétimo encontro iremos, mais uma vez, levantar e carregar a bandeira do povo negro juntos. Não deixaremos que ninguém fale por nós e faremos que a nossa voz seja ainda mais ouvida?, reinterou. A secretária foi ovacionada.

Em seguida, delegados e militantes foram convidados a propor, aprovar ou recusar as propostas inseridas dentro do regimento da NSB.

A pré-candidata ao governo do Amapá e a primeira mulher negra a concorrer ao posto, Piedade Vieira ressaltou que o a negritude socialista "anseia? pelo desejo de mudar o Brasil e a história do povo negro brasileiro.

"A mudança está em curso e está reunião hoje demonstra isso. É nitído no olhar de cada um a determinação para mudar os rumos deste país. E mudar o rumo deste país requer que a participação de negros e negras seja cotidiana?, discursou .

Comunidades étnicas

Cristina destacou a importância de se propor políticas de apoio para comunidades étnicas também ignoradas pelo governo federal, como os quilombolas, ribeirinhos e ciganos. "Dentro de seu cerne, a NSB é uma militância e base de apoio não exclusivamente aos negros e negras, mas, também, para aqueles grupos étnicos que estão invisíveis aos olhos do governo?, afirma.

O discurso entra em acordo com a proposta de criação de secretarias, vinculadas ao PSB, que representem os povos marginalizados, como indígenas e quilombolas, e proporcionem um elo entre a população em vulnerabilidade e o partido.

O plano tem o objetivo de trazer as demandas e necessidades características das comunidades para o "radar? dos parlamentares e do governo. A proposta foi aprovada pelos delegados em unanimidade.

Atenção para quem necessita

Outra proposta largamente aprovada foi o planejamento de criação dos Núcleos de Base da NSB. Os agrupamentos, de níveis estadual e municipal, serão centros de suporte a populações em estado de vulnerabilidade, como pessoas com deficiência, idosos e a comunidade LGBTQIA+.

"Além de negros, também somos pessoas com características distintas entre si. Se atentar às necessidades dos nossos que possuem ou passam por situações ou estados que os fragilizam também deve fazer parte da nossa agenda?, defendeu Paulo Ricardo, o vereador mais votado e primeiro negro eleito na cidade de Santa Maria, do Rio Grande do Sul.

A destinação de recursos do Fundo Partidário para a manuntenção e concretização de projetos dos segmento, criação de novos cargos e incubências, além de discussões sobre o funcionamento de coordenações e secretárias também foram debatidas no congresso.

 XV Congresso Constituinte da Autorreforma do PSB

Na manhã desta quinta-feira (28), o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, conduziu o ato de abertura dos debates dos sete segmentos do partido no XV Congresso Constituinte da Autorreforma do PSB.

O evento, que ocorre em Brasília, terá a abertura oficial às 19h com a presença do ex-presidente Lula e de Geraldo Alckmin em um ato político-cultural. O Congresso Constituinte da Autorreforma do partido presta homenagem aos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: